How are you? – 9 formas diferentes de responder essa pergunta

'How are you?'  é uma das primeiras perguntas que você aprende em inglês. Você sabe o que ela quer realmente dizer? E como respondê-la? Não fique com dúvidas, confira esse post.

How ya doing? – E aí, tudo bem?

‘How are you?’ ou ‘How are you doing?’ querem literalmente dizer ‘Como você está?’. Mas vale a pena frisar que, assim como no português, devemos sempre analisar o contexto na qual a pergunta foi empregada.

Por exemplo, se aquele amigo que você não vê há meses te faz essa pergunta, é provável que ele esteja mesmo querendo saber como você realmente está. Porém, se a garçonete te faz essa mesma pergunta, provavelmente ela só está te cumprimentando e sendo educada. Não está interessada nos problemas que você teve ao longo do seu dia. Portanto não estenda sua resposta.

Sendo assim, vale a pena prestar atenção no contexto para não sair falando dos seus problemas pessoais para todo mundo.

I’m good. You? – Estou bem, e você?

Aqui você vai ver algumas respostas que são bem comuns entre os falantes de inglês e nesse post você vai aprendê-las para se comunicar como um nativo. Dá uma olhada nas possibilidades.

1. I'm good (,thanks. And you?)

Essa é uma das respostas mais comuns entre nativos. Você pode adicionar o ‘thanks’ (obrigado) se desejar agradecer pela pergunta feita, e ‘And you?’ (E você?) se quiser saber como a pessoa está também. ‘Thanks’ e ‘And you?’ podem vir após diversas outras respostas que vou te apresentar a seguir.

2. I’m fine.

Resposta curta, direta e preferida entre os brasileiros. Se nada mais for dito depois dela, é um sinal de que não deseja continuar a conversa.

3. I’m very well.

É uma resposta super correta do ponto de vista gramatical e quer dizer que você está muito bem.

4. Pretty good.

Essa é muito similar e tão informal quanto a primeira. ‘Pretty’ aqui quer dizer ‘muito’ e não ‘bonita’

5. I’m doing ok.

Você pode usar ‘I’m doing...’ em sua resposta a qualquer momento. Nesse caso não quer dizer ‘Eu estou fazendo...’ e sim ‘Eu estou...’ – mesma coisa que ‘I’m...’.

Quanto ao ‘ok’, quer dizer que está tudo sob controle.

6. I’m not bad.

Embora passe uma impressão negativa, essa é uma resposta neutra. Mostra que está tudo certo, sem novidades.

7. Great! How are you?

Se estiver num ótimo dia, essa é a resposta perfeita. Para continuar a conversa, pergunte como a pessoa está também usando ‘How are you?’.

8. All right.

Essa é uma resposta informal muito usada na Inglaterra para dizer que está tudo certo.

9. I’ve been better.

Use essa quando você não estiver muito bem ou estiver com algum problema. Porém a use com pessoas que você conheça ou com quem você queira conversar sobre o assunto, pois te perguntarão o que está havendo.

Dica GoLearners
Além de ‘And you?’ e de fazer a mesma pergunta ‘How are you (doing)?’ de volta para saber como a pessoa que te perguntou está, você pode usar ‘What about you?’ (E você?).

"Kindness is the language that the deaf can hear and the blind can see. " -Mark Twain

Click to Tweet

Keep in mind

Tenha em mente que a pergunta ‘How are you?’ muitas vezes quer dizer somente ‘oi’, principalmente entre pessoas que não se conhecem. Portanto, caso alguém te responda com a própria pergunta, saiba que ela quis dizer ‘oi’, assim como falamos no português ‘Tudo bem?’ e a outra pessoa responde com a mesma pergunta ‘Tudo bem?’.

Leia também: ​Oi em inglês – 12 maneiras diferentes de dizer​​​

Question: How are you doing today?

Para ver mais posts como esse se inscreva aqui. Mantenha seu inglês atualizado recebendo nossos posts atuais semanalmente.

Compartilhe esse post com seus amigos que estão aprendendo ou aperfeiçoando o inglês clicando nas redes sociais abaixo.

Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook. Ajude-nos a continuar trazendo conteúdo relevante e de qualidade!

About the Author

Co-fundador, editor chefe e criador de conteúdo aqui no GoLearners. Professor de inglês desde 1996 e especialista em aulas particulares personalizadas desde 2006.

Leave a Reply 0 comments