Basketball – Inside the Game

Jogo, esporte olímpico, meio de lazer e forma de diversão de muitos. Contextos estes que estão dentro do magnífico universo do basketball, ou bola ao cesto, como também é conhecido.

Nesse post, Basketball – Inside The Game, vamos entender um pouco mais desse fenômeno mundial.

Basketball – how to play 

O basketball é um esporte coletivo que tem como objetivo fazer o maior número de pontos por meio do arremesso da bola em direção a um dos cestos localizados nas extremidades da quadra (court), onde duas equipes de cinco jogadores disputam uma partida dividida em quatro tempos de dez minutos.

Foi criado pelo professor de Educação Física canadense James Naismit por meio de uma ideia revolucionária - não limitar a prática esportiva (sports practice) devido as condições desfavoráveis do tempo da cidade de Massachusetts nos Estados Unidos.

Dica GoLearners
O basketball é um dos jogos olímpicos mais populares no mundo e um dos esportes mais praticados nas aulas de Educação Física.

Inside the Game

Para que o basketball pudesse continuar a crescer, algumas regras foram desenvolvidas a partir das observações iniciais criadas pelo Professor Naismit, tais como:

- o jogo começará com o lançamento da bola ao ar pelo respectivo árbitro da partida;

- cada jogador deverá ter uma função específica;

- a bola poderá ser jogada em qualquer direção com uma ou ambas as mãos;

- a equipe que fizer o maior número de pontos durante o tempo de jogo deverá ser a vencedora;

- o árbitro julgará as ações dos jogadores e deverá anotar as faltas cometidas durante o jogo;

- não será permitido empurrar, golpear, segurar ou puxar de qualquer forma um adversário;

- a bola deverá ser mantida dentro ou entre as mãos;

- a bola é obrigatoriamente jogada com as mãos;

Existem diversas outras regras, entretanto, a ideia aqui é apenas citar algumas para exemplificar o basketball e deixar mais fácil o entendimento do esporte.

Dica GoLearners
A equipe norte americana é a de maior prestígio no cenário mundial do basketball.

Mind and Body in Court

O ambiente do basketball é cercado por órgãos criteriosos e com alto grau de seriedade e reconhecimento mundial como FIBA (Fédération Internationale de Basketball), IBF (International Basketball Foundation) e NBA (National Basketball Association), que têm como uma de suas filosofias incentivar não só o esporte ao redor do globo, mas também os estudos.

Isto que dizer que, o cuidado é pensado a partir do bem-estar do atleta (athlete) e de seu desenvolvimento de carreira - corpo em forma e mente preparada para futuros desafios. Dessa maneira, existe uma progressão e uma perspectiva de crescimento, pois o ambiente (environment) é favorável a isso.

Dica GoLearners
Para entrar na NBA, todo atleta precisa ter jogado a liga universitária anteriormente.

Team and Players

Cada equipe é formada de cinco jogadores e mais sete reservas com diferentes funções dentro do basketball: armador (point guard), ala (small forward ou shooting guard) e pivô (power forward).   

Vale lembrar que todos os jogadores (players) devem treinar uma série de fundamentos para chegar ao mais alto nível, tais como: passes, dribles, manejo de bola, empunhadura, corrida, paradas, arremessos, assistências etc. 

O técnico e sua equipe de profissionais comandam seu time e desenvolvem diferentes estratégias e diversos treinamentos para a evolução da temporada de campeonatos (championships).

Dica GoLearners
O basketball cresceu de forma gradual e aos poucos foi ganhando popularidade e importância nos Estados Unidos e, no cenário internacional, após as primeiras três décadas depois da Segunda Guerra Mundial.

The Business

Tal esporte é considerado um dos negócios mais lucrativos do mundo (world), não apenas pela sua organização e infraestrutura, mas também pelos seus patrocinadores, mídias, investidores e estrelas que parecem até astros de Hollywood. Os jogos são transmitidos pela TV, em canais esportivos que geram uma enorme audiência.

Toda a estrutura é pensada para ser uma experiência única e divertida para quem deseja assistir a um dos jogos de basketball, pois não é apenas um jogo (game / match) ou uma partida, mas uma cultura em volta do ambiente, que o deixa mais bonito, interessante e atrativo.  

Dica GoLearners
LeBron James é o jogador em atividade que mais vezes ganhou o prêmio de MVP (Most Valuable Player) na liga norte-americana.

How to Be

Onde existe apoio e incentivo aos estudos (studies), existem pessoas em crescimento, e o basketball é um esporte que faz muito bem seu papel (role). Todo jogador precisa passar obrigatoriamente pela liga universitária, ter um histórico exemplar e boas notas já na escola. E depois disso, ele poderá concorrer a uma vaga na liga de maior prestígio do esporte – a NBA, que é a liga dos sonhos e onde estão os maiores jogadores do mundo.

Toda a carreira de um jogador de basketball é pensada para ele ser um profissional de ponta (all-star) e um excelente ser humano fora das quadras.  

Dica GoLearners
O primeiro jogo de basketball foi disputado em 20 de janeiro de 1892 utilizando-se uma bola de futebol.

Athletes’ Health

Existe todo um cuidado com a preparação da equipe, de cada atleta e sua respectiva saúde. Há diversos profissionais que ajudam nesse processo, que vai desde a preparação física e mental (mental and physical fitness), até departamentos de nutrição, fisioterapia e médico.

Podemos perceber até aqui que, o esporte (sport) é muito mais do que é possível assistir, é um espetáculo a parte que depende de uma estrutura planejada e um ambiente propício.

Tenha em mente que o basketball não é apenas um jogo ou um simples esporte. É a representação de algo maior. É a mensagem (message) de uma nação que deseja mostrar para o mundo algo diferente.

Dica GoLearners
O basketball é um dos esportes mais rápidos do mundo e exige uma preparação física de ponta.

“When I was young, I had to learn the fundamentals of basketball. You can have all the physical ability in the world, but you still have to know the fundamentals.” – MICHAEL JORDAN.

Click to Tweet

Keep in mind

Agora que você teve acesso as diferentes informações sobre o mundo do basketball, está na hora de começar a praticá-lo e usá-lo como uma ferramenta de cuidado com a sua saúde, de incentivo aos seus estudos e de motivação para seu desenvolvimento.

Faça do basketball uma das possibilidades de se divertir com os amigos.

É bom tê-lo conosco.

Take care!

Question: When are you going to start playing basketball with your friends?

Para ver mais posts como esse se inscreva aqui. Mantenha seu inglês atualizado recebendo nossos posts atuais semanalmente.

Compartilhe esse post com seus amigos que estão aprendendo ou aperfeiçoando o inglês clicando nas redes sociais abaixo.

Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook. Ajude-nos a continuar trazendo conteúdo relevante e de qualidade!

Leia também: As vantagens dos bilíngues na longevidade saudável

REFERENCES

1. WIKIPEDIA. Available at: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Basquetebol > Accessed 6 November 2019.

2. WIKIPEDIA. Available at: < https://en.wikipedia.org/wiki/Basketball > Accessed 7 November 2019.

3. FIBA. Available at: < https://www.fiba.basketball/ > Accessed 5 November 2019.

4. NBA. Available at: <https://www.nba.com/#/> Accessed 5 November 2019.

5. BASKETBALL REFERENCE. Available at: < https://www.basketball-reference.com/ > Accessed 4 November 2019.

6. BASKETBALL FOR COACHES. Available at: < https://www.basketballforcoaches.com/basketball-history/ > Accessed 5 November 2019.

7. HEALTH AND FITNESS HISTORY. Available at: <https://healthandfitnesshistory.com/explore-history/history-of-basketball/> Accessed 3 November 2019.

8. BREAK THROUGH BASKETBALL. Available at: < https://www.breakthroughbasketball.com/basics/basics.html > Accessed 2 November 2019.

9. BRITANNICA. Available at: < https://www.britannica.com/sports/basketball > Accessed 1 November 2019.

10. CAMBRIDGE DICTIONARY. Basketball. Available at: < https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/basketball > Accessed 2 November 2019.

11. LINGUEE DICTIONARY. Sports Practice. Available at: < https://www.linguee.pt/ingles-portugues/traducao/sports+practice.html > Accessed 2 November 2019.

12. CAMBRIDGE DICTIONARY. Practice. Available at: < https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/practice > Accessed 3 November 2019.

13. CAMBRIDGE DICTIONARY. Sport. Available at: < https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/sport > Accessed 4 November 2019.

14. Images by PIXABAY. Accessed 1 November 2019.

15. Images by UNSPLASH. Accessed 1 November 2019.

16. Quotes by BRAINYQUOTE. Accessed 2 November 2019.

Posts Relacionados
No related posts for this content

About the Author

Personal Trainer Especialista em Longevidade. Escritor. Palestrante. Professor. Membro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers. Membro da World Top Trainers Certification. Colunista da Revista O Mílite. Colunista da Revista Santíssima Virgem. Convidado do Programa Família Consagrada.

Leave a Reply 0 comments

close

Guia Prático Present Perfect!

Depois de muitos pedidos  e dúvidas sobre o tema, decidimos criar um guia prático sobre o tempo verbal Present Perfect.